Rabobank anuncia novas operações com o Fundo AGRI3 para agricultura sustentável no Brasil e China

Image for post
Image for post

O Rabobank anuncia hoje o início de duas operações em parceria com o Fundo AGRI3. As novas transações serão no Brasil, com o Grupo Carvalho Dias, para a proteção florestal e recuperação de pastagens degradadas; e na China, na grande região de Chongqing, para o cultivo sustentável de pimenta.

O Fundo, iniciado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) e pelo Rabobank, em parceria com IDH e apoiado pelo FMO, banco holandês de desenvolvimento empresarial para operações sustentáveis, tem como objetivo mitigar as mudanças climáticas e auxiliar na transição para uma agricultura mais sustentável.

Para isso, o fundo age como um veículo financeiro misto, facilitando a colaboração entre as partes públicas e privadas. A iniciativa visa liberar US$ 1 bilhão em capital para acelerar o investimento em propriedades rurais que buscam práticas mais sustentáveis. “Queremos incentivar os produtores de alimentos a fazerem as melhorias necessárias em sustentabilidade”, diz Hans Loth, chefe global da parceria entre a UNEP e o Rabobank. “A intenção é que esses investimentos sirvam de exemplo para bancos, outras instituições financeiras e toda a cadeia de valor. Junto com os nossos parceiros do Fundo AGRI3, pretendemos expandir a adoção de práticas sustentáveis nos setores agrícolas e financeiros.”

Brasil: Grupo Carvalho Dias

Recentemente, cerca de 50% da pastagem no Brasil sofre algum tipo de degradação”, diz Thaís Fontes, gerente de CSR, no Rabobank Brasil. “Existe uma oportunidade enorme de melhorar a produtividade em terras já degradadas”. A nova transação AGRI3 no Brasil fará exatamente isso. Ao conectar o financiamento para a renovação de pastagens com a proteção florestal, permitirá que o Grupo Carvalho Dias, grande fazenda de gado no Mato Grosso, cresça de forma sustentável.

O desembolso de USD 5 milhões, com prazo de 10 anos, permitirá o investimento em projetos de proteção florestal ou reflorestamento de 2.581 hectares e a recuperação de 1.200 hectares de pastagens degradadas, contribuindo para o crescimento da produção sem a abertura de novas áreas.

A empresa vê a parceria como uma oportunidade de desenvolvimento sustentável da sua produção no longo prazo. “Com o compromisso de conservar e preservar nossas florestas alinhado à necessidade de recuperação e manutenção de nossas pastagens com sustentabilidade, identificamos a necessidade de mais capital por hectare. Encontramos no AGRI3 a possibilidade desta demanda ser suprida e o Rabobank foi essencial para conclusão desta operação. Desde o início, a equipe não mediu esforços para a realização desse deal e estamos muito felizes em fazer parte desta exclusiva e única operação no Brasil”, diz Weslei Maio Ramos e Edson da Silva, Gerentes do Grupo Carvalho Dias.

O objetivo da iniciativa é aumentar a lucratividade do cliente e, ao mesmo tempo, acelerar o cumprimento da rígida legislação do Código Florestal do Brasil. Essa estrutura inovadora — que inclui a redução do risco durante um período de reembolso mais longo — oferece um modelo replicável para o financiamento de investimentos sustentáveis em atividades não geradoras de caixa, como a proteção florestal.

“Nos últimos dois anos, o Brasil foi o primeiro país a implementar operações piloto AGRI3 com o objetivo de desenvolver a estrutura financeira necessária para que outros clientes do Rabobank no mundo pudessem replicar em seus modelos de produção”, diz Fabiana Alves, diretora executiva de Corporate do Rabobank Brasil. “Ter mais uma operação AGRI3 no Brasil é um resultado do comprometimento do Rabobank com o desenvolvimento sustentável do País e da parceria de longo prazo com os nossos clientes”.

Mais detalhes sobre a operação chinesa

China (USD 10 mln, 3 anos). Cultivo sustentável de pimenta na grande região de Chongqing.

Ao fornecer acesso para financiamento, treinamento e insumos de alta qualidade e vender por um preço garantido, este empréstimo ajuda a alcançar a missão do projeto de permitir que 80 mil agricultores mudem de safras de baixa produtividade para o cultivo de pimenta mais lucrativo e sustentável, aumentando sua renda.

Sobre o Fundo AGRI3

O Fundo AGRI3 é uma parceria entre o Rabobank, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), o IDH (A Iniciativa de Comércio Sustentável) e o FMO (banco holandês de desenvolvimento empresarial). Os Consultores de Investimento são Mirova Althelia, FOUNT e Cardano Development.

Em 2019, a Usina São Manoel fez parte da operação piloto e recebeu um desembolso de R$ 50 milhões, por meio do Fundo AGRI3, para financiar projetos que combinam agricultura sustentável, proteção florestal com redução de emissões de CO2, e contribuir para o desenvolvimento social nas propriedades rurais e seu entorno.

Para mais informações acesse: agri3.com

Written by

Somos 100% agro. A nossa estrutura, estratégia e nossos funcionários são movidos pelo propósito de promover o futuro sustentável do agronegócio brasileiro.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store